Minho - Trás-Os-Montes - Alto Douro e Douro Litoral


Rumo ao NORTE!

 Território fértil em paisagens, imagens e sabores, gentes destemidas, corajosas e fraternas, portugueses que vivem com amor, mais forte que qualquer dor. Portugal é assim, uma tela viva onde nos perdemos e encontramos, onde vivemos e amamos. 

 

 

"Mas a vida é uma coisa imensa, que não cabe numa teoria, num poema, num dogma, nem mesmo no desespero inteiro dum homem."

Palavras para que... é nas aldeias que se come bem!! "Hummm...no pote! Que soudades dessas cousas boas .... tragam la um prato para tirar o ougado!!

A vida é o que eu estou a ver: uma manhã majestosa e nua sobre estes montes cobertos de neve e de sol, uma manta de panasco onde uma ovelha acabou de parir um cordeiro, e duas crianças — um rapaz e uma rapariga — silenciosas, pasmadas, a olhar o milagre ainda a fumegar.

Miguel Torga, in "Diário (1941)"


Já que os tempos modernos trouxeram excelentes acessibilidades, salte de terra em terra, e assuma que o Norte está recheado de história, de castelos e muralhas, conventos e mosteiros, vilas histórias, sítios arqueológicos, recursos e reservas naturais esplendorosos, locais culturais de excelência, festas e romarias, paisagens tão variadas quanto a diversidade das suas gentes. Atente nestes locais: classificados pela UNESCO património da Humanidade, o Alto Douro Vinhateiro, o Parque Arqueológico de Foz Coa e os centros históricos do Porto e Guimarães deixam rendido o mais indiferente dos turistas.

 

NORTE de Portugal: Um destino por excelência!

A paixão por PORTUGAL... O amor pela nossa terra!

 Portugal é um destino por excelência para a prática de Turismo de Natureza, dispondo de um riquíssimo património natural. 

Portugal possui uma enorme variedade de paisagens e elevada diversidade de habitats naturais, com condições que permitem a realização de programas de observação de aves em habitats distintos e com um grande número de espécies, designadamente, em habitats de montanha, estuários, escarpas, montados de sobro, lagoas costeiras, planícies cerealíferas. 

Importa salientar que cerca de 21% do território português é formado por Áreas Classificadas com fortes valores naturais e de biodiversidade a nível da fauna, flora e da qualidade paisagística e ambiental, dispondo de uma oferta de atividades de animação turística ajustadas aos diferentes segmentos do Turismo de Natureza. 

 



A Descoberta começa AQUI!

Se achas a AVENTURA perigosa, tente a rotina.. É mortal!!



Também pelo NORTE passam os Caminhos de Santiago, percorridos por tantos peregrinos ao longo dos séculos.

Na aldeia acordar é respirar, é sentir a brisa da manha a abraçar o nosso coração, é amar o silêncio pintado com o chilrar dos passarinhos, é sentir o cheiro da padaria, é sair e encher as ruas de alegres e revitalizantes cumprimentos entre vizinhos, é amar a vida não por aquilo que os outros pensam mas sim por aquilo que verdadeiramente somos!

A proximidade de Portugal aos mercados europeus emissores, o clima ameno durante todo o ano, permitindo que, em todos os períodos, seja possível realizar um conjunto vasto de atividades outdoor, e a segurança do destino, são outros aspetos relevantes para a oferta de Turismo de Natureza. 

Os sabores da gastronomia, a oferta de alojamento, o bom acolhimento e a simpatia das pessoas constituem, igualmente, valores que definem a excelência de Portugal como destino de Turismo de Natureza.  


ALOJAMENTOS

Quanto ao alojamento, em terras de solares e mansões brasonadas, como Ponte de Lima ou Ponte da Barca por exemplo, experimente o Turismo de Habitação.

Se o fascina cenários naturais, não pode deixar de visitar o Parque Nacional Peneda-Gerês, o Parque Natural de Montesinho, o Parque Natural do Douro Internacional ou o Parque Natural do Alvão. Associe à visita destes espaços naturais, uma ida às Aldeias Comunitárias. Veja como, por exemplo, nas aldeias de Rio de Onor (no Parque Natural de Montesinho) e de Tourém (Parque Nacional da Peneda-Gerês) os seus habitantes partilham os espaços comuns, como um forno, um moinho, ou até as zonas de pasto. 


SOLARES de Portugal

CASA DA EIRA, Gondomil - Valença



NORTE PORTUGAL

5 DISTRITOS: Viana do Castelo - Braga - Porto - Vila Real - Bragança

4 PROVINCIAS: Minho - Trás-os-Montes - Alto Douro - Douro Litoral




ROTAS "Portugal Profundo", by Paula Abreu ©