ETAPA 9 - Pesqueira - Alfaiates, Sabugal - 167 Km, 07.2018

ROTAS "Portugal Profundo", by Paula Abreu ©


Pelas "ALDEIAS MÁGICAS" do Portugal Profundo...


 S. JOÃO DA PESQUEIRA está literalmente no coração da primeira região vinícola demarcada do mundo, a Região Demarcada do Douro, onde nasce o famoso Vinho do Porto e vinhos de mesa de prestígio incomparável, sendo o concelho o maior e um dos melhores produtores de Vinho Fino ou Generoso, mundialmente conhecido por Vinho do Porto. As paisagens da região, sucessão infinita de encostas rasgadas em socalcos que os homens desenharam, surpreendem pela grandeza e convidam a uma viagem através da história. 

Algumas das mais belas paisagens do país estão AQUI!

"Google My Maps" - Etapa NOVE

Este povoamento remonta a tempos ancestrais, prova disso são os inúmeros vestígios arqueológicos existentes por todo o concelho, para além dos palácios brasonados, das igrejas seculares abonadas em história e cultura que testemunham diferences épocas da história. Para além de todo o património edificado esta terra orgulha-se de possuir belíssimas paisagens e miradouros com os vinhedos como marca dominante, as amendoeiras em flor como um espetáculo de Inverno e o rio Douro como raiz e identidade.

S. João da Pesqueira, terra que se orgulha de deter um dos mais antigos Forais de que há memória, anterior à criação da nacionalidade portuguesa.

Todas estas singularidades, ficam marcadas e reconhecidas em 2001 com a classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial, sendo S. João da Pesqueira o concelho que maior área classificada detém (cerca de 20%).

Enquadrado por uma paisagem que varia das altas serranias, estranhamente belas na sua aspereza e isolamento agreste

"Google My Maps" - Track Etapa 9

...... até às encostas do rio Douro, talhadas em socalcos pela mão do homem e chão privilegiado de onde brotam os vinhedos, este concelho merece uma sugestiva viagem de lazer, navegando nas águas do rio Douro e descobrindo o património natural e arquitetónico que este município possui.

 

VILA NOVA DE FOZ COA


IN Castelo Mendo: Romance, mistério e história na aldeia

"ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL"

CASTELO MELHOR


Às vezes os PORTUGUESES vão muito mais LONGE... para ver MUITO MENOS!


CASTELO MELHOR

Considera-se que este castelo tenha sido erguido entre os séculos IX e X, no denominado "período Leonês". Visto de longe, parece uma coroa de rei plantada num cabeço da terra. A planta é quase circular, rodeando o cabeço onde se encontra implantado. Testemunha silenciosa de um passado milenar, a sua porta é em arco quebrado. No interior do castelo pode ser vista uma cisterna. Quando nele vier a ser feita uma prospecção arqueológica, que se justifica, é bem provável que ali se venham a encontrar diversas estruturas medievais enterradas, bem como uma necrópole tardo-medieval ao longo do pano interior da sua muralha. Impõe-se, por outro lado, por quanto se afigura, que se façam igualmente prospecções arqeológicas na zona exterior envolvente.

CASTELO MELHOR


COLMEAL - "Uma Aldeia Fantasma"


Figueira de Castelo Rodrigo - COLMEAL, a Vila perdida de Pedro Álvares Cabral.....

Aldeia de COLMEAL

Aldeia dos CABRAIS, COLMEAL

Ruinas Igreja de COLMEAL

Mas hoje COLMEAL já não é assim tão "fantasma" como no decorrer destes últimos 50 anos: - Como se pode constatar, já existe um simpático e bem concebido HOTEL RURAL!

Hotel Rural COLMEAL

Ruinas da Igreja de COLMEAL

Hotel Rural de COLMEAL

Colmeal, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), é pátria do silêncio, fantasma, embora terra brasonada pelos Cabrais que descobriram o Brasil em 1500. Silêncio apenas aqui reina, intercalado pelo muralhar das águas dos ribeiros, por entre ruínas, pedras informes, ervas daninhas e o velho palácio que ostenta a divisa de Pedro Álvares Cabral, de seus ascendentes e descendentes, mas só. É sede de uma freguesia sem ninguém, com São Miguel por orago, nas fraldas da Serra da Marofa e perto de 90 residentes e 67 eleitores distribuídos pelas "anexas" de Bizarril, Milheiro e Luzelos.

AVENTURA TE!!!..SAI DA CASCA!

Raid TT FREIXEDA DO TORRÃO



CASTELO RODRIGO

Reconquistado definitivamente pelos reis de Leão no século XI, Afonso IX de Le otorgou a Castelo Rodrigo foral e elevou a vila á categoría de concelho. Com a assinatura do Tratado de Alcanizes, em 12 de setembro de 1297, Castelo Rodrigo ficou integrado em Portugal.

O Rei D. Dinis, confirmou o Foral do concelho, mandou reconstruir Castelo Rodrigo e reforçar as suas muralhas. Depois, em 1373, D. Fernando lhe concedeu Carta de Feira. Durante as guerras da Independência, foi novamente bastante danificada chegando mesmo a atingir um estado de grande despovoamento. D. João I, em virtude dos seus habitantes terem mantido fidelidade a D. Beatriz, legítima herdeira do trono português, mandou por castigo que Castelo Rodrigo passasse a ostentar as suas armas reais com o elmo invertido. D. Manuel I, mandou reedificar o castelo e em 1508 atribuiu-lhe novo foral elevando-a a sede de concelho.

CASTELO RODRIGO


VILA DE ALMEIDA

*****Almeida***** A estrela do interior do interior tem uma gloriosa História. O seu nome, de origem Árabe, filia-se na situação planáltica que tem e a sua História anda profundamente ligada à das lutas Luso-Castelhanas.

Almeida é assim um concelho vivo e com alma, marcada também pela principal porta de ligação à Europa - "Vilar Formoso, Fronteira da paz".

Entre muralhas e baluartes se constrói a História de um passado, que hoje é aldeia Histórica, juntamente com Castelo Mendo. Integrando Castelo Bom, forma-se assim um sistema defensivo unido pelo vale do Rio Côa.



CASTELO MENDO: Romance, mistério e história na aldeia

 

 

 

 

A necessidade de repovoamento dos territórios muçulmanos anexados ao reino português, e de manter o território frente a Castela. Após o Tratado de Alcanices de 1297 D.Dinis manda reconstruir os Castelos de Alfaiates, Almeida, Castelo Bom, Castelo Melhor, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Castelo de Pinhel, Castelo de Sabugal e o Castelo de Vilar Maior.

Quando o amor alimenta a lenda, vale a pena celebrá-la em grande: Castelo Mendo parte do romance esculpido na pedra para festejar este fim-de-semana sob o mote "Os Romances de Menda”.

CASTELO MENDO

Às vezes os PORTUGUESES vão muito mais LONGE... para ver MUITO MENOS!

CASTELO MENDO

Castelo Mendo, no concelho de Almeida é uma das Aldeias Históricas da época da reconquista cristã da Peninsula, e da disputa e consolidação da fronteira entre Portugal e Castela.

CASTELO MENDO

Em Castelo Mendo, aldeia histórica do concelho de Almeida, há uma lenda que resiste ao passar do tempo, tão bem como os vestígios do espaço fortificado que aqui se ergueu para proteger o território. A Menda e o Mendo, duas figuras esculpidas na pedra, frente a frente, assemelham-se a dois rostos: um de mulher, outro de homem. Com base nestes ‘amantes’ que se observam nasceu a lenda que ainda hoje resiste e se celebra: o mistério à volta da figura da Menda inspira dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo, nos dias 14 e 15 de setembro.


ALFAIATES, Sabugal

"Google My Maps - ETAPA 9" 

 

Percorrendo as ruas quase desertas, encontramos um vasto património arquitectónico e característico desta região com edificações em granito das quais se destacam: - as ruínas do Castelo, mandado construir por D.Dinis, junto ao largo principal, ladeado por alpendres; - o Pelourinho que se situa no largo da antiga Casa da Câmara; - a Capela da Misericórdia, datada do sec. XIII e a Igreja Matriz.

CASTELO DE ALFAIATES

ALDEIA

A ALDEIA DE ALFAIATES,situa-se no concelho de Sabugal, distrito de Guarda. A origem desta povoação remonta à época pré-histórica, tendo passado para a soberania portuguesa em 1297.