A Linha é TUA!.

PORTUGAL Notável sempre em VIAGEM consigo!.

A LINHA É TUA

É um movimento singular de luta pela preservação da Linha do Tua, do seu Rio e seu Vale. 

Não se pode amar o que não se conhece e por isso, ao longo de mais de uma década o Blogue "A linha é TUA" percorreu, ajudou a percorrer e mostou a centenas de pessoas e ao mundo a riqueza do seu Vale em risco.

 

É aqui, a escassos 500 m da Foz, que está a nascer (?) a Barragem do Tua. A linha do comboio ficaria submersa, logo acima deste belo túnel.

Infelizmente o dinheiro falou mais alto. Nada será como era e estamos mais pobres. Os vionários de pregresso esqueceram as promessas, a linha não tem comboio, o rio não tem barcos e o vale só tem silêncio.

"A Linha é TUA!.." Se outra razão não houvesse bastaria a vontade de não deixar esquecer um paraíso que afogámos e com ele algumas das nossas memórias. Só tudo está perdido, quando não houver memórias.


Brunheda - TUA

Levaram-me o comboio, de quem eu era apoio e deixaram-me o joio. Agora... querem levar-me o rio, escavando em mim um vazio, tão difícil de preencher, quão difícil é entender, tamanha deslealdade, tamanha insensibilidade, e eu... que já pouco tinha... não terei mais que o nome: Linha

A Linha do Tua percorre um vale magnífico! Qualquer que seja a estação do ano, o rio e a linha, lado a lado, permitem paisagens de sonho, quase irreais. Além do valor natural e histórico, acredito que é possível aproveitar todo o potencial do vale sem destruir a Linha do TUA, contribuindo esta para o desenvolvimento e orgulho da população local.

 



Levaram-me o comboio...

de quem eu era apoio...

e deixaram-me o joio.

Agora, querem levar-me o rio

escavando em mim um vazio...


Um país que se auto-elogia da autenticidade da sua gastronomia, feita pelo saber acumulado de gerações atrás de gerações, mas que despreza quem cultiva o nosso sagrado solo, um país que se vangloria do nosso património imaterial mas que prefere gastar milhões em feiras de vaidades em vez de recuperar o que cai de podre, um país que tem paisagens que são de cortar a respiração mas que continua a criar museus que parecem cogumelos.


A caminhar pela linha do Tua...entre o Pocinho e Barca D'Alva... Onde já não existe transporte público, só podemos caminhar... com a casa às costas. Sai tudo em conta.;-)



A LINHA DO TUA

Dois dias na Linha do Tua, com o apoio de um carro

Esta possibilidade está pensada para dois dias, voltando ao fim do dia ao local de partida, onde se deixou o carro. Tudo está pensado para utilizar os táxis/metro da Linha do Tua. O recurso a um táxi que não os do serviço da linha pode encarecer bastante o passeio.

1.ª Etapa / Foz-Tua- Brunheda (21,2 km)

•Este é o percurso que mais entusiasma os visitantes.

•A partida é de Foz-Tua deixando aí o automóvel e seguindo a pé.
•Acho que pelo menos 6 horas de caminho, são suficientes.
•É importante chagar à Brunheda por volta das 5 da tarde.
•O regresso de Brunheda a Foz-Tua é feito no Táxi ao serviço da Linha.
•Chegada a Foz-Tua às 18:02.

A dormida pode ser em vários pontos. Há dormidas em Foz-Tua (278681116); em Alijó, em Carrazeda de Ansiães, Pombal de Ansiães e Vila Flor. A mais próxima da partida da segunda etapa é Vila Flor.

 


Levaram-me o comboio, de quem eu era apoio e deixaram-me o joio. Agora... querem levar-me o rio, escavando em mim um vazio, tão difícil de preencher, quão difícil é entender, tamanha deslealdade, tamanha insensibilidade, e eu... que já pouco tinha... não terei mais que o nome: Linha


Linha do Douro - 17/09/1973 Entre o Tua e a Valeira. Foto: Richard Stevens