ETAPA 4 - "MONTALEGRE - P.SALGADAS" - 132 Km, 02.2018 - "Rota dos Contrabandistas"



Território fértil em paisagens, imagens e sabores, gentes destemidas, corajosas e fraternas, portugueses que vivem com amor, mais forte que qualquer dor.



Portugal é assim, uma tela viva onde nos perdemos e encontramos, onde vivemos e amamos.

SENDIM

SENDIM - a verdadeira aldeia mais alta de Portugal!!
Outros têm a fama, mas é Sendim com os seus 1150 metros de altitude a aldeia mais alta de Portugal!

Fica no concelho de Montalegre, quase na fronteira com Espanha. Perto de Sendim consegue-se chegar aos 1525 metros de altitude através de uma das maiores elevações de Portugal, a Serra do Larouco.

"Google My Maps"

Montalegre | Pedras


Mais ROTAS e menos ROTINAS!


PORTUGAL é ISTO!.....e ISTO É TANTO!!!

Onde termina o destino...começa a AVENTURA!

O Território Transmontano é um outro mundo. Imenso e poderoso. Bonito de morrer. Próximo, suave e acessível, muitas vezes. Distante, abrupto e misterioso, outras tantas.

Luminoso e colorido. Penumbroso e cinzento. Conhecer as suas serras  é uma experiência única, impossível de concluir num dia ou numa semana. As Terras frias do Barroso são, para muita gente, o destino de uma vida.
E nem assim, numa vida, a serra se entrega completamente.


Por isso...ou VENS, ou FICAS!!!

A Região tem, nas suas serras, fortes argumentos paisagísticos, culturais e patrimoniais. São redutos de pureza, de beleza sem mácula e de autenticidade. E não há duas serras iguais. São mundos distintos, servidos por acessos fáceis... À sua espera!


O Barroso é de facto uma pérola dentro do Reino Maravilhoso e realmente o que surpreende é a variedade que vai desde o mais agreste do Alto Barroso e que rodeia e sobe ao mais alto da Serra do Larouco, da Serra do Barroso e da Serra do Gerês, território do penedio, da urze, da carqueja e até da trufa.


Sinta o poder da nossa história, inspire, ouça a viagem realizada, conquistas na palma de uma mão, coração, territórios diversificados, cultos variados, dias unificados, bandeira de valores que estimamos e vangloriamos, tradição, paixão, somos assim! Povo lutador, por amor, território abençoado, pão, vinho, mar, serra e ar, tudo o que é nosso, por todos estimado, porque não somos nem vivemos por mal, porque somos PORTUGAL.


O BARROSO aqui tão perto...
Sendo o Barroso composto maioritariamente por terras altas, todas a rondar os 1000 metros de altitude, é natural que se tenha dele uma ideia errada de terra fria e agreste, e se de facto isto é verdade, o contrário também o é, com os seus micro climas das terras mais baixas e do Baixo Barroso, com paisagens cobertas de verde, hoje em dia mais verde que nunca com as terras de cultivo a dar lugar a pastagens

Trás-os-Montes é a província mais a nordeste de Portugal. Terra de relevo acidentado, com grandes planaltos, Trás-os-Montes é também a província que goza de maior isolamento. Talvez por isso, seja uma das que melhor preserva a sua cultura e tradições. Estende-se entre a serra do Gerês e os planaltos do interior, entre o Douro que corre a Sul e a vizinha Espanha que espreita a Norte e Este. Bragança, Chaves e Lamego são as principais cidades, não esquecendo Miranda do Douroe Mirandela.


Senhores de uma mesa substancial, os transmontanos continuam a fazer a matança do porco no Inverno para se abastecerem durante o ano. São mestres na confecção de enchidos e fumados, sendo aí que vamos encontrar alguns dos mais famosos do país.

E muito mais poderemos encontrar por esta província feita de ‘Terra Quente’ e ‘Terra Fria’: aldeias que ainda guardam um sistema de governo comunitário e um dialecto próprio, formas rudimentares de tratar e tecer a seda e a lã, máscaras que são verdadeiras obras de arte e de misticismo e comemorações que são uma herança rigorosamente perpetuada na tradicional festa dos rapazes. Tudo isso conjugado com a genuína simpatia das gentes e com uma paisagem que alia a cor forte da terra com o verde dos castanheiros e o rosa das amendoeiras em flor.


Aldeia de SARRAQUINHOS

SARRAQUINHOS -  Montalegre

Já que os tempos modernos trouxeram excelentes acessibilidades, salte de terra em terra, e assuma que o Norte está recheado de história, de castelos e muralhas, conventos e mosteiros, vilas histórias, sítios arqueológicos, recursos e reservas naturais esplendorosos, locais culturais de excelência, festas e romarias, paisagens tão variadas quanto a diversidade das suas gentes.



Aldeia de ANTIGO DE SARRAQUINHOS

Ora aí está o Barroso aqui tão perto que às vezes é mesmo muito perto e onde temos uma preciosidade à nossa espera, como é o caso deste Antigo de Sarraquinhos que me levam direitinho ao primeiro parágrafo do “Reino Maravilhoso” de Miguel Torga, com sublinhado meu que aliás irei fazer dele lema destas aldeias do Barroso, senão todas, a grande maioria.

Pois diz assim: “Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso. Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade e o coração, depois, não hesite. Ora, o que pretendo mostrar, meu e de todos os que queiram merecê-lo, não só existe como é dos mais belos que se possam imaginar. Começa logo porque fica no cimo de Portugal, como os ninhos ficam no cimo das árvores para que a distância os torne mais impossíveis e apetecidos. E quem namora ninhos cá de baixo, se realmente é rapaz e não tem medo das alturas, depois de trepar e atingir a crista do sonho, contempla a própria bem-aventurança.” Miguel Torga, in “Reino Maravilhoso”

O Território Transmontano é um outro mundo: Imenso e poderoso! Bonito de morrer !

Próximo, suave e acessível, muitas vezes. Distante, abrupto e misterioso, outras tantas. Luminoso e colorido. Penumbroso e cinzento.

Conhecer as suas serras é uma experiência única, impossível de concluir num dia ou numa semana.

As Terras frias do Barroso são, para muita gente, o destino de uma vida. E nem assim, numa vida, a serra se entrega completamente.



Um DESAFIO Off Road em grande! Na verdade Portugal é um país mágico!.. Parta à descoberta das Aldeias Mágicas, explore o seu património natural e cultural e desfrute da hospitalidade das suas gentes! Relaxe em confortáveis unidades de alojamento, descubra a qualidade e genuinidade dos produtos artesanais e experimente o inimitável sabor da gastronomia local!

 

"Google My Maps" 

 

Trans-Lusitania Off Road

"Valença a Sagres"

14 Rotas 4x4, By Paula Abreu

 "Google My Maps"


AVENTURA TE!..SAI DA CASCA!!..


A paixao por Portugal, o amor pela nossa Terra!

Apenas para saudar este imenso mar de gente boa que gosta de partilhar vivencias, terras e rostos portugueses. Aqui por perto... ou na lonjura das distâncias. Certamente puderam aproveitar o fim de semana para descobrir, percorrer, viajar... as paisagens e os sentimentos que têm ficado adiados. Bem hajam a todos!!

ROTAS "Portugal Profundo", by Paula Abreu ©

14 Rotas 4x4, By Paula Abreu


E A SAGA CONTINUA...

Pelas Aldeias Mágicas do Portugal Profundo....


Viajar é levar o teu corpo onde teu espírito já está!


PONTO DE FUGA

Num tempo desgastado e desgastante, sobra-nos um país deslumbrante. Para quem entra em modo pausa: BOM FIM-DE-SEMANA!