RÉGUA - S.PEDRO SUL - ETAPA 6



SERRA DO MARÃO, aos 1400m de Altitude!

VIDEOS "Portugal Profundo", by Paula Abreu ©



Peso da Régua

PENAJOIA - Lamego


ANTA de MAZES - Lazarim, Lamego

A Aldeia de Anta, ou Anta de Mazes, pertence à freguesia de Lazarim, em Lamego. Encontra-se hoje em dia totalmente desabitada, embora muitas casas se mantenham em bom estado de conservação.

ANTA de Mazes – É também conhecida por Alcaria de Mazes, o que parece indicar ter sido uma aldeia habitada apenas em regime sazonal, talvez acompanhando os roteiros do pastoreio de transumância. De facto, e embora não seja habitada desde os anos sessenta do século XX, ainda hoje se guarda gado e forragens na aldeia, e alguns pastores aí pernoitam, ainda que não em permanência. Sabe-se, porém, que em Anta existiram residentes permanentes, ainda hoje proprietários de várias casas, forçados a sair devido ao isolamento da povoação. A maior parte das habitações, com feição muito rústica, são construídas em pedra (granito), e possuem telhados de colmo. No interior podem ver-se lareiras, fornos, e por vezes recheios completos. Existem igualmente dependências agrícolas bem conservadas, independentes ou situadas no rés-do-chão das casas, em loja.



Aldeia Típica de VÁRZEA DA SERRA


A beleza natural de Várzea da Serra apresenta-se, por si, de grande interesse. O ambiente serrano, os canastros ou espigueiros, as capuchas de burel, o pelourinho, a Casa da Cadeia e o conjunto de casas de granito, conferem-lhe as características de aldeia típica.

VÁRZEA DA SERRA - Tarouca - Lamego


Na ponta sudoeste do Concelho de Tarouca, para lá do alto da serra de Santa Helena, numa extensa várzea, a dez quilómetros da cidade de Tarouca, situa-se a freguesia de Várzea da Serra.
Considerada por antonomásia a povoação serrana do Concelho, está rodeada de cumes que atingem mais de mil metros de altitude, que a abrigam das investidas dos ventos. Elevado planalto, cai, a nordeste e noroeste, para o rio Varosa e seu afluente, denominado Varosela.