GALERIA "ETAPA 6 - RÉGUA - S.PEDRO SUL"

Powered By Wikiloc

MAPA DOS LOCAIS - TRACK da ETAPA 6

Peso Régua - S.Pedro Sul

"Google My Maps"

PORTUGAL Notável sempre em Viagem consigo!

A serra da Freita, pertencente ao maciço da Gralheira, juntamente com a Arada e o Arestal - em vias de se tornar Área protegida – constitui pitoresco troço de natureza, rico e diverso nas vistas, na flora e na fauna. O seu isolamento permitiu, inclusive, a manutenção de espécies raras, como o lobo, o javali e o gato bravo. A dada altura desta ascensão, mais precisamente aos 890 mts, surge-nos a Sra. da Laje, outro santuário palco de festas tradicionais.

Um pouco adiante, deparamos com um dos “musts” da região: a vertiginosa cascata conhecida como “Frecha da Misarela”. Despenhando-se de 75 mts de altura, a água, branca de espuma, cria um espetáculo único, parecendo rasgar este formidável flanco rochoso da Serra da Freita. É a mais alta das quedas de água da Península Ibérica.

As célebres “pedras parideiras”, assim chamadas porque delas “nascem” outras pedras, em “gestação” que duram milhões de anos, constituem raríssimo fenómeno geológico, com paralelo conhecido apenas num dos territórios da ExUnião Soviética. 

A SAGA continua em direção à emblemática Aldeia da Pena, que fica a 20 km de São Pedro do Sul (Viseu). É uma aldeia típica de xisto com seis habitantes e 10 casas de habitação, situada num vale profundo da Serra de São Macário, e aninhada no fundo desse mesmo vale, a aldeia confunde-se com a Natureza que a envolve num cenário de sonho.

Por mais descobertas que se tenham feito nos domínios do amor-próprio, ainda ficarão muitas terras por descobrir.