BRANDA DE STO ANTONIO de Val de Poldros


A Aldeia que mais parece um cenário do filme "Senhor dos Aneis"

Fica na Serra da Peneda e encanto não lhe falta, tanto que que parece um cenário do filme "Senhor dos Aneis".

Descubra a Aldeia Típica de Val de Poldros!

Vale de Poldros ou Val de Poldros ou ainda Santo António de Val de Poldros é uma real joia que é premente preservar. Este povoado na Serra da Peneda parece uma verdadeira aldeia do tempo do Asterix ou dos famosos Hobbits do filme "Senhor dos Aneis".

GPS 42° 0'1.75"N | 8°17'47.88"W


Como abrigo para o frio cortante de Val de Poldros, os pastores utilizavam as cardanhas, construçoes rudimentares de granito, com teto baixo para preservar o calor, de que ainda ali existe um conjunto muito significativo e possivel de preservar.


Val de Poldros é um dos exemplos de Brandas no Alto Minho, povoados de montanha apenas habitado durante os meses de Verão. Nos restantes meses, os habitantes desciam à Inverneira Riba de Mouro, a sede da freguesia, uma transumância humana que hoje poucos praticam.

A Branda de Sto. Antonio de val de Poldros é, pois, um conjunto arquitetonico de inestimavel valor patrimonial, constituindo assim um excelente exemplo de povoamento de transumancia: povoados de montanha para onde hoje os vigias (brandeiros) levam o gado durante os meses de verão, descendo novamente às suas povoaçoes de origem, as inverneiras, a partir de Setembro.

Apesar disso, o grande valor patrimonial deste nucleo de povoamento e de muitas das suas construçoes ainda permanece, justificando se um esforço para a sua salvaguarda. Até porque, sob o ponto de vista cultural e social, estas zonas podem desempenhar um papel importante como motor de desenvolvimento economico e turistico.

Foto By Paula Abreu

Vale (ou Val) de Poldros - assim denominada porque na época de D.Dinis aqui se criavam os poldros (regionalismo para o mais comum: POTROS) para a guerra - é uma 

das "cerca de dez brandas existentes na Região do Alto Minho e aquela que concentra o maior numero de cardenhas em melhor estado de preservação.

By Paula Abreu

As brandas sao aldeias de montanha, localizadas acima dos 900 metros de altitude, para onde se mudavam as populaçoes no Verão (de Março a Outubro), saindo das Inverneiras - (aldeias "gémeas" localizadas nos Vales, onde viviam resguardados  no Inverno), com o gado, aslfaias agricolas e, por vezes, até "toda a mobilia",numa deslocaçao migratória sazonal conhecida por transumancia.


A fundaçao das cardenhas terá ocorrido no Século IX, embora nao haja certezas qaunto À epoca em que começaram a surgir no alto das serras estes pequenos e toscos abrigos de pastores - com um primeiro andar para habitaçao e o rés-do-chao para albergar os animais - e onde so falta a porta redonda de madeira para imaginarmos sair de lá Frodo ou o tio Bibo Baggins e o seu poderoso anel.