A Rota dos Cafés Históricos

"Google My Maps"

Este tema é sobre o café. Não irá ser sobre essa bebida aromática que faz parte do quotidiano sobre dos portugueses, mas sim sobre os locais onde o bebemos. Se pensarem bem, provavelmente têm um local de eleição para ir tomar um café ou estar numa conversa com amigos. É assim com todos nós, os anónimos e os mais conhecidos.

Muitos destes locais, são conhecidos, essencialmente, por quem os frequentava, mas outros estão neste roteiro pelos acontecimentos que lá tiveram lugar, por serem icónicos nos meios em que se inserem ou, simplesmente pela sua longevidade. Alguns mantêm as suas portas abertas desde o século XVIII.

Isto despertou a nossa curiosidade, ao ponto de percorrermos o país, de lés-a-lés, para conhecer estes espaços, a sua arquitectura, decoração e a sua dinâmica. Fomos a Braga, Guimarães, Amarante, Oporto, Coimbra, Tomar, Lisboa, Portalegre, Estremoz, Évora e Faro e criámos uma lista dos cafés mais emblemáticos.

Seja na esplanada ou na sala de refeições, a tomar um café ou um bolo apetecível, ao almoço ou ao lanche, uma coisa que não vai faltar é história.

Café Alentejano - Portalegre

Cadeia Quinhentista - Estremoz

Café Arcada - Evora