Café S.Gonçalo - Amarante

GPS: 41°16'8.32"N 8° 4'43.26"W

É possível que este seja um dos cafés com melhor enquadramento. O Café São Gonçalo está situado numa das principais praças de Amarante, a Praça da República, junto ao ex-libris da cidade, o Mosteiro de São Gonçalo e da ponte com o mesmo nome. O Rio Tâmega corre vagaroso no seu leito debaixo de um sol reconfortante.

Quando chegamos, a esplanada está composta e todas as janelas da arcada estão abertas. Parece que a praça entre pelo café num abraço amigável. As mesas quadradas de madeira espalham-se pelo amplo espaço enquadrado pelo grande balcão em forma de “L”.

O Café São Gonçalo não só estará sempre ligado ao santo da cidade, como também ao poeta Teixeira de Pascoaes. Verá que ele continua sentado a uma das mesas de modo introspectivo. Well, não é mesmo ele, mas sim uma estátua em sua honra visto ser um cliente assíduo e este ser o seu café predilecto.

Este café fundado nos anos 1930 pelos irmãos Rodrigo, Ismael e Belchior Queirós, este sempre ligado às artes. Era frequentado por pintores e escritores, but, também por militares e políticos que aqui congeminavam as suas conspirações.

Os doces na vitrina enchem o apetite e quebram as nossas resistências. Também é possível tomar uma refeição numa das mesas do piso térreo ou do requintado primeiro andar, ou mesmo ao balcão trocando dois dedos de conversa com os simpáticos empregados.

Quanto a nós, continuaremos a apreciar o nosso lanche com vista para a praça. And, quem sabe, ficar para jantar.

Praça da República, Nº 8 - Amarante

Website: https://www.facebook.com/cafebar.s.goncalo

GPS: 41°16'8.32"N 8° 4'43.26"W - Praça da República, Nº 8 - Amarante

GPS: 41°16'8.32"N 8° 4'43.26"W - Praça da República, Nº 8 - Amarante