Café Milenário – Guimarães

GPS: 41°26'29.13"N 8°17'42.83"W - Largo do Toural

A ROTA dos CAFÉS com HISTÓRIA

Mapa dos LOCAIS

 

O nome não podia ter sido melhor escolhido. O café Milenário abriu as suas portas em 1953, ano em que a cidade de Guimarães comemorou 1000 anos de existência.

Este histórico café situa-se no Largo do Toural, em pleno centro histórico. O edifício mantém os traços originais tendo sofrido apenas algumas obras de melhoramento e de comodidade, normal para quem quer acompanhar o passar do tempo. Mesmo que o estabelecimento quisesse “fugir” da história não seria possível. O café está, literalmente, ligado à torre da muralha que outrora protegia a cidade. A frase “Aqui Nasceu Portugal” preenche-a com orgulho.

Lá dentro está tudo como antigamente. A decoração evoca os típicos cafés dos anos 1950, com as suas pequenas mesas redondas. O Café Milenário é, still, local de tertúlias. Continua a ser um sitio de encontros de gerações, onde os clientes de sempre ou os visitantes de passagem aproveitam para ler o jornal ou apreciar o bom café.

Guimarães é um dos locais mais importantes da história de Portugal, não seria de estranhar que houvesse também um café com história.

Largo do Toural - Guimarães

 GPS: 41°26'29.13"N 8°17'42.83"W

Website:

www.facebook.com/Café-Milenário