Café Vianna - Braga

GPS: 41°33'5.06"N 8°25'24.20"W

"Google My Maps"

O Café Vianna abriu as suas portas em 1871, na bela cidade de Braga. Parece incrível que, 145 anos depois, ainda permanece com saúde e com uma clientela assídua. É um ex-libris da cidade e um local de paragem obrigatória.

Sentamo-nos numa das suas mesas da esplanada a observar os transeuntes que passam apressados pela calçada. Imaginamos Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco a fazer o mesmo visto serem frequentadores do Café Vianna. À nossa frente estende-se a Praça da República. Os repuxos de água da fonte tentam refrescar o ar quente que se faz sentir.

Para além dos produtos normalmente encontrados nas pastelarias como bolos, pães e todas as variações de café, podemos apreciar os pratos confecionados todos os dias para o almoço e jantar. Diariamente há uma selecção de pratos do dia por onde pode escolher, mas, se preferir, pode simplesmente recostar-se na cadeira e beber uma cerveja fresca.

A longevidade e a e a história que daí advém não podem ser retirados a este espaço. Dizem-nos que, no extinto salão de jogos, fizeram-se reuniões do famoso Movimento de 28 de Maio de 1926, que contribuiu para a instauração da 1ª Republica Portuguesa.

O interior do Café Vianna é decorado com o requinte de outros tempos. Aos fins-de-semana há animação com música ao vivo, por exemplo. Talvez seja uma ocasião ideal para provar os tentadores cocktails.

Se vai visitar a cidade de Braga (e tem muitas razões para isso) não se esqueça de passar por este café com história.

Café Vianna - Braga GPS: 41°33'5.06"N 8°25'24.20"W