Café Âncora D’ Ouro (Café Piolho) – PORTO

GPS: 41° 8'48.94"N 8°36'59.50"W

"Google My Maps"

Vamos até ao Café Piolho? Acha o nome estranho? Então espere até ler a explicação do porquê de o chamarem assim.

Mas primeiro é preciso referir que o Café Piolho é um dos estabelecimentos mais conhecidos da cidade do Porto e, também, um dos mais antigos em funcionamento. O seu verdadeiro nome é Café Âncora D’ Ouro e abriu as suas portas em 1909 na Praça Parada leitão, na zona da Torre dos Clérigos. O nome “Âncora D’Ouro” fica bem patente pela enorme proa de um navio junto à parede do fundo. À entrada mantém-se um pequeno quiosque de revistas e jornais, um toque curioso e que mantém uma ligação às tradições antigas. As mesas, postas umas junto às outras, formam linhas paralelas ao balcão comprido.

O Café Piolho pode não ter o luxo e o requinte de outros cafés da sua época, mas mantém o carácter que o torna único: a genuinidade. Aqui é possível apreciar uma boa refeição por preços bastante acessíveis, incluindo a famosa “Francesinha” acompanhada de uma cerveja fresca.

Agora vamos à explicação do nome. Pode não ter reparado, mas aqui perto fica a Universidade do Porto, o que fez deste local um dos favoritos dos alunos, mas também dos professores pelo que a convivência era, por vezes, cerimoniosa. Entretanto, alguém (não se sabe se um professor ou um aluno) começou a dizer que aquilo era uma “piolhice”. Na verdade ninguém sabe ao certo a origem da alcunha, mas os toldos do café são a prova que o nome ficou.

Praça Parada Leitão nº 45, 4050 Oporto

GPS: 41° 8'48.94"N 8°36'59.50"W

Website: www.cafepiolho.com