Café Majestic, Porto

GPS: 41° 8'50.05"N 8°36'24.19"W

 

Café Majestic – Porto

GPS: 41° 8'50.05"N 8°36'24.19"W

Se está a caminhar pela Rua de Santa Catarina, uma das mais conhecidas do Porto, vai aperceber-se facilmente da presença do Café Majestic. A fachada ricamente ornamentada e distintiva dos prédios circundantes, a correria dos empregados vestidos a rigor e os inúmeros turistas que enchem a esplanada vão ajudá-lo a perceber que está perante o Majestic.

Se quer saber como era o ambiente na “Bélle Époque” então veio ao local certo. Este era o ponto de encontro de intelectuais, artistas, escritores e da “fina flor” da sociedade portuense. Curiosamente, o café começou por chamar-se Elite, mas o nome foi percecionado como uma alusão monárquica, o que não caía bem com a clientela republicana, daí que , decidiram alterar o nome para “Majestic” numa clara ligação com o glamour de Paris, o farol da moda da época.

O Café Majestic sempre foi um polo artístico com as suas constantes tertúlias, debates, pequenos concertos ou noites de fados. Para além disso mantém, still, uma galeria de arte com exposições temporárias dos mais diversos estilos.

O charme e o glamour ainda se sentem quando nos instalamos numa das mesas. Os enormes espelhos emoldurados em madeira, os bancos em pele, os candeeiros suspensos, os querubins e os tampos das mesas em mármore, transportam-nos para 1921, altura em que o café abriu as suas portas ao público.

Também aqui é possível tomar uma refeição, pedir um “chá das cinco”, provar um dos bolos caseiros ou simplesmente apreciar um bom café. Tudo isto servido com enorme requinte por um staff vestido a rigor e que, apesar da constante mole de pessoas que enchem o espaço, consegue manter um sorriso genuíno e receber toda a gente com a hospitalidade digna do nome “Majestic”.

Rua Santa Catarina, 112, Oporto

Website: www.cafemajestic.com

GPS: 41° 8'50.05"N 8°36'24.19"W

Rua Santa Catarina, 112 - Porto