Café Santa Cruz, Coimbra

GPS: 40°12'38.76"N 8°25'44.47"W

GPS: 40°12'38.76"N  8°25'44.47"W

Café Santa Cruz – Coimbra

O Café Santa Cruz, em pleno centro histórico de Coimbra, ostenta orgulhosamente o símbolo de “café com história”.

Foi ideia do proprietário do Café Santa Cruz criar uma rota dos “Cafés com História” que ligasse alguns dos cafés portugueses com uma história mais longínqua ou marcante. O objectivo é não deixar cair estes espaços no esquecimento e enaltecer o papel que tiveram ao longo dos tempos.

Este café, em particular, abriu em em 1923, na Praça 8 Maio, junto da Igreja de Santa Cruz. Este edifício era, uma antiga capela paroquial erguida em 1530 que , após perder o culto, ganhou outras valências como armazém de ferragens, esquadra de polícia, entre outros. Por fim acabou por estabelecer-se aqui o Café Santa Cruz após a alteração da fachada. No interior imperam as madeiras pesadas e escuras e os grandes espelhos. Os tectos abobadados remetem-nos para o imaginário da antiga igreja paroquial. O espaço é amplo e preenchido pelas mesas com tampos de mármore acompanhadas de cadeiras de madeira trabalhada.

Tanto a esplanada como a sala interior são locais acolhedores. O café oferece uma variedade de doces e salgados com especial destaque para os Crúzios. O Crúzio é um doce originário do Café de Santa Cruz cujo nome advém da antiga ordem monástica ligada à Igreja de Santa Cruz, os Crúzios.

O Café Santa Cruz está, igualmente, ligado às artes através das tertúlias, lançamento de livros e espectáculos de música ao vivo. Ao fundo da sala, naquela que parece ser a antiga capela-mor, repousam duas cadeiras que esperam os guitarristas e o fado que ecoará pelas paredes centenárias. Afinal de contas, estamos em Coimbra.

Praça 8 Maio - Coimbra

GPS: 40°12'38.76"N  8°25'44.47"W

Website: www.cafesantacruz.com

GPS: 40°12'38.76"N 8°25'44.47"W