Café "O Martinho da Arcada", Lisboa

GPS: 38°42'30.97"N 9° 8'9.28"W

GPS: 38°42'30.97"N  9° 8'9.28"W

Café Martinho da Arcada – Lisboa

É deveras impressionante. Com mais de 230 anos em actividade. São dois séculos de história na cidade de Lisboa. Só para se ter uma noção do tempo: quando o Martinho da Arcada abriu Portugal ainda era uma monarquia, reinava D. Maria I, o grande terramoto de 1755 tinha acontecido há cerca de 30.

Foi um membro da Casa Real, Julião Pereira de Castro, que decidiu abrir um café, ou uma loja de bebidas, na altura, com o nome “Casa da Neve”. Após várias gerências, o estabelecimento só veio a conter a palavra “Martinho” no seu nome quando passou para as mãos de Martinho Bartolomeu Rodrigues, em 1829. Com o passar do tempo este acabou por adquirir outro café e para evitar confusões passou a denomina-lo “Martinho da Arcada”, nome que se manteve até hoje.

A sua história não se limita à longevidade. Por aqui passaram grandes nomes da política, das artes e da cultura, sendo que o mais emblemático é o escritor Fernando Pessoa que utilizava o Martinho da Arcada como segunda casa e onde escreveu muitos dos seus poemas. Existe mesmo, uma mesa com o seu nome.

Estar no Martinho da Arcada é sentirmo-nos envolvidos pela história. A sua ligação com o mundo literário não terminou, já que continuam a promover tertúlias e outros eventos. Sente-se na esplanada, por baixo da mítica arcada. Veja o Tejo a passar devagar sob a famosa luz que ilumina a capital do país. Pode aproveitar para apreciar uma refeição tipicamente portuguesa. O Martinho da Arcada é também famoso pela sua saborosa cozinha. Aprecie!

GPS: 38°42'30.97"N  9° 8'9.28"W

Praça do Comercio, 3, Lisboa

Website: www.martinhodaarcada.com

GPS: 38°42'30.97"N 9° 8'9.28"W - Café "O Martinho da Arcada"