Confeitaria Nacional – Lisboa

GPS:38°42'47.26"N 9° 8'17.39"W

Confeitaria Nacional – Lisboa

GPS:38°42'47.26"N 9° 8'17.39"W

Imaginem esta situação: estão em Lisboa e apetece-vos algo doce, feito de maneira artesanal e apreciado num local histórico. Então a Confeitaria Nacional é o local ideal para si.

A Confeitaria Nacional está situada na Praça da Figueira, num edifício que forma uma esquina com a Rua dos Correeiros. É fácil de identificar devido ao singular letreiro encimado pelas medalhas que ganhou, ao longo da história, em concursos internacionais de confeitaria. Outro aspecto que não vai deixar de notar são as montras e as vitrinas elegantemente recheadas de doces tentações.

O estabelecimento conta com mais de 180 anos de existencia. Foi fundado por Balthazar Roiz Castanheiro, em 1829, e desde o início que se pautou pela qualidade dos produtos e matéria-prima, pelo requinte e pelos mais elevados padrões de exigência. Não foi à toa que alcançou muitos dos prestigiados prémios internacionais (Paris, Filadélfia, Viena de Áustria, etc) e foi eleita como fornecedor da Casa Real Portuguesa decretado por alvará do rei D. Luís I. Actualmente é, igualmente, fornecedora da Presidência da República.

Outro aspecto curioso desta casa é que foi a Confeitaria Nacional a trazer a introduzir o Bolo-Rei no mercado nacional com uma receita vinda de França. É incrível saber que a receita se mantém inalterada até hoje. Muitas das receitas dos bolos que estão expostos ainda remontam à época de 1800.

O interior da Confeitaria Nacional é ricamente ornamentado em tons de pastel e dourado. O balcão principal está, recheado de bolos acabados de sair da cozinha, como também de apetitosos salgados (sim, também são feitos artesanalmente). Por cima, um enorme espelho dá-lhe uma perspectiva curiosa do espaço. Num dos lados pode encontrar um pequeno balcão onde pode ir buscar as especialidades da casa. O espaço pode parecer pequeno, mas, muito provavelmente, a quantidade de clientes e turistas que estarão à sua volta irão provocar-lhe essa sensação. Uma escada em madeira eleva-se numa curva suave até ao primeiro piso, destinado à sala de refeições decorada nas mesmas linhas que o salão principal. Na Confeitaria Nacional também é possível deixar-se perder num almoço com sabor bem português com vista para a praça.

A Confeitaria Nacional é um sítio que não pode deixar de visitar. A história, a tradição e o passar do tempo sentem-se em cada dentada. Sabiam que a Confeitaria Nacional ainda pertence à mesma família? É verdade.

 

Praça da Figueira, 18 B, Lisboa

Website: www.confeitarianacional.com

GPS:38°42'47.26"N 9° 8'17.39"W

GPS:38°42'47.26"N 9° 8'17.39"W