Café Aliança – Faro

Quando o sol do Algarve se torna quente em demasia é preciso procurar um lugar para nos refrescarmos. Há quem prefira ir a banhos, mas nós, optámos por entrar num dos cafés mais emblemáticos da cidade de Faro: o Café Aliança. Já existiu aqui uma leitaria, a bolsa de valores de Faro ou a sede de um jornal. Após um incêndio em 1930, o edifício foi recuperado e, em 1932, o Café Aliança ganhou os traços característicos que vemos hoje.

GPS: 37° 0'57.96"N 7°56'4.47"W

GPS: 37° 0'57.96"N 7°56'4.47"W

Em 2010 acabou por ser encerrado devido à deterioração do edifício, mas foi recentemente renovado e devolvido aos Farenses. À entrada uma esplanada coberta de enormes chapéus-de-sol cobre as colunas de traço neoclássico. Uma enorme porta giratória conduz-nos para uma sala ampla, com um tecto trabalhado, e mesas com tampo de mármore. Das paredes pendem enormes espelhos e candeeiros. A toda a volta estão expostas fotografias alusivas à região emolduradas em madeira e encimando um banco corrido.

Actualmente o Café Aliança, não é apenas um café, é a Cervejaria Aliança. Esse facto fica bem evidenciado pelos tubos de cor de cobre que correm sobre o balcão. Ao fundo existe a sala de refeições. Para além da cerveja fresca pode, also, apreciar os bons sabores da região saídos da cozinha deste café. Se visita ou se está a pensar em visitar o Algarve não deixe de conhecer este espaço que, apesar da grande oferta de cafés e bares da região, é uma lufada de ar fresco no panorama algarvio.