SERRA DA ESTRELA

Região de TURISMO DA SERRA DA ESTRELA - A rede de Aldeias de Montanha que partilham a identificação com a Serra da Estrela,  integra 41 aldeias de nove municípios. São os concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela, Gouveia, Seia, Celorico da Beira, Manteigas, Guarda e Covilhã e os outros concelhos com forte ligação à Serra da Estrela, nomeadamente o Fundão, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital.

AS ALDEIAS de Montanha...Suba até um mundo muito especial

Tendo em conta a localização privilegiada destas freguesias, que se encontram alojadas em vales cavados por rios e ribeiras, que têm as suas nascentes no alto da serra, estas "aldeias" são, sem dúvida, palco para um encontro privilegiado com as maravilhas naturais, e com as populações, que mantêm ainda hoje as tradições de sempre. 

Bem-vindo às aldeias rodeadas de vales, onde viviam homens e mulheres da montanha habituados a transpor obstáculos para sobreviver, que aproveitavam a terra e se agasalhavam com casacos de lã retirada do gado que ali apascentavam, se alimentavam de enchidos e do famoso queijo da Serra, que tantos visitantes ainda atrai ao lugar.

Aldeias dos Concelhos de Seia, Manteigas, Covilhã, Fundão e Oliveira de Hospital uniram-se para dar lugar a uma Rede de Aldeias de Montanha que abrange cerca de 100 km.

Ao visitar estas aldeias prepare-se para emergir num mundo à parte com muito para fazer e viver. Relaxe, respire fundo e entre num mundo de costumes e tradições genuínas onde tudo é mais simples simples.

A Gastronomia de Montanha é reconhecida como uma parte significativa da herança, identidade e património cultural português, integrando realidades e conhecimentos diversificados, expressos na utilização e gestão sustentável de recursos naturais, no equilíbrio do regime produtivo e alimentar, num estilo de vida e manifestações desociabilidade que constituem uma herança dos povos de Montanha, ainda que adaptada às características de cada região.

  • Doçaria

  • Produtos Tradicionais

  • Fumeiro

ALDEIAS de Montanha PONTOS DE INTERESSE As ALDEIAS, uma a uma, vá cada vez mais alto nas suas experiências

  • PONTOS Interesse

    As ALDEIAS
    Uma a uma, vá cada vez mais alto nas suas experiências!
    Ao visitar estas aldeias prepare-se para emergir num mundo à parte com muito para fazer e viver. Relaxe, respire fundo e entre num mundo de costumes e tradições genuínas onde tudo é mais simples simples.

  • MUNICIPIOS Parceiros

    A rede de Aldeias de Montanha que partilham a identificação com a Serra da Estrela, integra 41 aldeias de nove municípios. São os concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela, Gouveia, Seia, Celorico da Beira, Manteigas, Guarda e Covilhã e os outros concelhos com forte ligação à Serra da Estrela, nomeadamente o Fundão, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital.

  • CELORICO Da Beira

    As ALDEIAS:
    - Cadafaz
    - Prados
    - Rapa
    - Salgueirais
    - Vide Entre Vinhas

Aventura na Montanha

As aldeias de montanha são uma excelente escolha para que procura uma viagem com aventura e muita atividade física.

Explores estas aldeias e a natureza quase intocada que as envolve através de uma das inúmeras rotas de percursos pedestres. Vai encontrar 14 pequenas rotas e uma grande rota, com diferentes graus de dificuldade, que abrangem um vasto território situado na vertente sudoeste da Serra da Estrela.

Os caminhos da Montanha podem também ser percorridos de BTT. Agarre na bicicleta e usufrua da rede de percursos cicláveis, cuja infraestrutura de apoio se situa em Santa Comba Dão. Esta rede compreende um conjunto de quatro itinerários com 160 Km, abrangendo uma área que se estende das zonas mais montanhosas das Penhas Douradas às fraldas da Serra da Estrela.

Há festas com muito sabor na Montanha

Qualquer época do ano é ideal para subir até às aldeias de montanha. Há sempre festa e muito sabor à sua espera.

Durante todo ano são várias as iniciativas que animam e dão uma vida especial a estes locais. Consulte a nossa agenda, conheça as festas e feiras desta região e aproveite para dar um pezinho de dança ou saborear as iguarias regionais.

As aldeias de montanha são palco de maravilhas naturais, como praias fluviais e ribeiras que nascem na serra, trilhos que convidam a atravessar a Serra a pé ou de bicicleta, um silêncio genuíno que apetece escutar.