RGN - REDE GEODÉSICA NACIONAL


INFO GEODÉSICA

A Geodesia é a ciência que estuda a forma e dimensões da Terra, incluindo o seu campo gravítico. A Geodesia lida com a forma geométrica da Terra (incluindo os mares e as superfícies geladas) e suas variações temporais, a orientação da Terra no espaço como uma função do tempo e com o campo gravítico da Terra e suas variações ao longo do tempo (determinação de superfícies equipotenciais).  

 

 


A Geodesia utiliza técnicas de medição terrestres e espaciais para determinar os referenciais geodésicos nos quais assentam todas as medidas e representações do nosso planeta e aos quais qualquer utilizador/criador de dados georreferenciados pode ligar-se através de redes.

A adoção e realização desses sistemas de referência constituem uma ferramenta indispensável para a normalização da informação geográfica e para o posicionamento.

A Direção-Geral do Território (DGT) é a entidade responsável pelo estabelecimento e manutenção da Infraestrutura Geodésica, materializada pelas seguintes redes:

Rede Geodésica Nacional - ReNEP - Rede Nacional de Estações Permanentes GNSS - Rede de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão - Rede Maregráfica - Rede Nacional de Gravimetria