JUROMENHA - Alandroal - CASTELOS Portugal - SUL

JUROMENHA - CASTELOS Portugal - SUL - Road Trips "Aldeias Mágicas" © Paula Abreu 08.2018

Roteiro dos Castelos de Portugal || GPS: 38°44'16.39"N 7°14'28.32"W

Facebook.com/aldeiasmagicas

Instagram.com/aldeiasmagicas

Flickr.com

By ROTAS "Portugal Profundo", Paula Abreu ©

Há locais assim, escondidos, envergonhados, mas acabam sempre por mostrar um pouco da sua beleza, e depois... bem, depois... voltamos sempre que quisermos.

Os castelos são atrações turísticas imperdíveis em Portugal. Neles respiramos história, revivemos batalhas, conhecemos lugares espectaculares e libertamos a nossa imaginação. São centenas de fortificações que foram erguidas na Idade Média e estão espalhadas por todo o país.

Existem centenas de castelos em Portugal. Alguns estão bem conservados, outros nem por isso. Alguns foram transformados em museus, outros em pousadas. Construídos para defender as fronteiras de espanhóis e mouros, os castelos de Portugal são hoje verdadeiros monumentos que nos recordam o quão difícil foi construir este país. Talvez não saiba mas Portugal é um dos países do mundo com mais castelos construídos e isso deve-se ao facto de termos sempre lutado com menos soldados contra os nossos inimigos na altura: mouros e castelhanos

.............................................................................................................................................................

Castelo de JUROMENHA, o Sentinela do GUADIANA.....

De Juromenha, para o Grande Rio SELVAGEM GUADIANA... Perde-se o olhar na imensidão da paisagem…

Fortaleza de JUROMENHA Juromenha: bela e maltratada!,

Como é possível terem deixado a Fortaleza de Juromenha chegar a este estado de abandono e vandalização?! É incrível ao ponto a que chegou uma fortaleza com séculos de existência e até classificada como Imóvel de Interesse Público.

O espanto não é apenas dos visitantes. Há também uma forte indignação das pessoas que residem na aldeia, no concelho do Alandroal, e se insurgem contra o abandono que se verifica há várias décadas e parece não ter solução à vista.

Apesar deste estado, a Fortaleza é muito visitada e há muitos espanhóis que atravessam o Guadiana e vêm passar a tarde a Juromenha. À beira do Guadiana e com vista para Espanha, é um local magnífico para se visitar ao final da tarde.

A luz dourada a incidir nas paredes da fortaleza, da torre de menagem, das igrejas da Misericórdia e da matriz e nos antigos Paços do Concelho dão o único brilho que resta às ruínas. O espaço entre as muralhas é amplo, pode-se caminhar pelo interior das igrejas, uma delas completamente vandalizada, e ver em detalhe as inscrições nas fachadas.

A vista é deslumbrante. A fortaleza está num alto e alcança um vasto horizonte onde sobressai o Guadiana. Devido à sua localização estratégica, a Fortaleza de Juromenha já foi palco de muitas batalhas, guerras e saques. Júlio César mandou reforçar as defesas, seguiram-se os muçulmanos e no final do século XII passou definitivamente para território de Portugal.

A própria fortaleza foi reconstruída várias vezes, depois de ter sido devastada pelas guerras, pela explosão de um paiol e pelo tremor de terra de 1755. Em 1920, ficou despovoada e teve início um ciclo de decadência que dura até hoje.

As últimas obras de recuperação terminaram em 1996 e agora está quase votada ao abandono. Tem havido vários projetos de recuperação e investimento na Fortaleza. No Convento de São Paulo, na Serra d’Ossa, está em exposição um dos projetos, mas até agora não há avanços significativos.

Roteiro dos Castelos de Portugal - SUL GPS: 38.7380467,-7.2401938

By ROTAS "Portugal Profundo", Paula Abreu © — em Juromenha, Evora, Portugal.