ETAPA 11 - Idanha-A-Velha - Marvão, 170 Km
Powered By: Wikiloc
Idanha-a-Velha é uma das aldeias históricas de Portugal e fica situada no concelho de Idanha-a-Nova. Idanha-a-Velha encanta pela sua simplicidade e merece uma visita. É uma pequena vila que parece adormecida entre os oliveirais mas cujo passado histórico teve uma importância testemunhada pela catedral e pelas inúmeras ruínas, transformando-a num museu ao vivo.
Sempre recusámos a ideia do “campo” como sinónimo de isolamento e subdesenvolvimento, como tal, Idanha é um lugar onde coabitam pacificamente a tradição e a modernidade. A par com o património cultural de Monsanto, o património histórico de Idanha-a-Velha ou mesmo pré-histórico de Penha Garcia, emergem vilas e aldeias munidas de modernas infraestruturas e inovação.
Castelo de Vide é uma bonita Vila alentejana, sede de concelho, localizada numa colina da Serra de São Mamede, num local bafejado pela beleza.
Próximo, e a não perder, é o Monte onde se situa a Capela de Nossa Senhora da Penha e de onde tem uma outra perspectiva da vila.
A Ermida de Nossa Senhora da Penha ergue-se altaneira na Serra de São Paulo, sobranceira à bonita vila de Castelo de Vide, em pleno Alentejo. Edificada no século XVI esta é uma construção simples constituída por nave, capela-mor redonda e sacristia, sendo o seu interior forrado com azulejos policromos do século XVII. A Ermida situa-se no alto no monte, acedendo-se por uma longa escadaria que termina no adro deste templo, onde se ergue um cruzeiro, colocado no início do século XX. Daqui tem-se uma vista maravilhosa sobre a linda vila de Castelo de Vide, bem como de toda a envolvência natural e humana, em grande parte pertencente ao Parque Natural da Serra de São Mamede, que compensa claramente o esforço físico que a escadaria comporta, existindo igualmente e para melhor usufruir do espaço, um agradável
Marvão foi considerado o Rei dos Castelos de Montanha pela revista Travel + Leisure, que publicou um artigo com o título de “25 Secret European Villages”. Sendo que a vila alentejana foi a única presença portuguesa.
Comentários mais recentes