ETAPA 11 - Idanha-A-Velha - Marvão, 170 Km

Powered By: Wikiloc

Idanha-a-Velha é uma das aldeias históricas de Portugal e fica situada no concelho de Idanha-a-Nova. Idanha-a-Velha encanta pela sua simplicidade e merece uma visita. É uma pequena vila que parece adormecida entre os oliveirais mas cujo passado histórico teve uma importância testemunhada pela catedral e pelas inúmeras ruínas, transformando-a num museu ao vivo.

"É no campo que reside a nossa virtude e inspiração. Como tal, a qualidade de vida continua a ser o nosso maior trunfo."

Sempre recusámos a ideia do “campo” como sinónimo de isolamento e subdesenvolvimento, como tal, Idanha é um lugar onde coabitam pacificamente a tradição e a modernidade. A par com o património cultural de Monsanto, o património histórico de Idanha-a-Velha ou mesmo pré-histórico de Penha Garcia, emergem vilas e aldeias munidas de modernas infraestruturas e inovação.

Uma vida no campo diferenciadora, com inovação e oportunidades. É da terra que vem a nossa identidade e é dela que provém a nossa inspiração e força para crescer.

Assim, conjugamos a inovação de quem aqui tem raízes e de quem as aqui quer criar com uma intimidade única com a natureza.



CASTELO DE VIDE

Castelo de Vide, pela beleza que orgulhosamente exibe, com uma vegetação rica, é conhecida por “Sintra do Alentejo”, tal é o seu encanto e esplendor, uma das localidades mais românticas da região Alentejana.

Castelo de Vide é uma bonita Vila alentejana, sede de concelho, localizada numa colina da Serra de São Mamede, num local bafejado pela beleza.

Próximo, e a não perder, é o Monte onde se situa a Capela de Nossa Senhora da Penha e de onde tem uma outra perspectiva da vila.

ERMIDA Nª. Srª da PENHA - CASTELO DE VIDE

A Ermida de Nossa Senhora da Penha ergue-se altaneira na Serra de São Paulo, sobranceira à bonita vila de Castelo de Vide, em pleno Alentejo. Edificada no século XVI esta é uma construção simples constituída por nave, capela-mor redonda e sacristia, sendo o seu interior forrado com azulejos policromos do século XVII. A Ermida situa-se no alto no monte, acedendo-se por uma longa escadaria que termina no adro deste templo, onde se ergue um cruzeiro, colocado no início do século XX. Daqui tem-se uma vista maravilhosa sobre a linda vila de Castelo de Vide, bem como de toda a envolvência natural e humana, em grande parte pertencente ao Parque Natural da Serra de São Mamede, que compensa claramente o esforço físico que a escadaria comporta, existindo igualmente e para melhor usufruir do espaço, um agradável



MARVÃO

Dono de uma beleza invulgar e com vistas para a planície alentejana, Marvão foi considerado o Rei dos Castelos de Montanha por especialistas em viagens.

Marvão considerado o Rei dos Castelos de Montanha

Marvão foi considerado o Rei dos Castelos de Montanha pela revista Travel + Leisure, que publicou um artigo com o título de “25 Secret European Villages”. Sendo que a vila alentejana foi a única presença portuguesa.