PERAIS - Vila Velha Ródão - PR5(VVR) - Caminho da Telhada

PERAIS - Vila Velha Ródão - PR5(VVR) - Caminho da Telhada

Road Trips "ROTAS SUL" | © Paula Abreu 05.2019 | www.instagram.com/aldeiasmagicas

Este PR5 tem início no largo da antiga Ermida da NªSenhora dos Remédios, na pequena aldeia de Perais (Vila Velha de Ródão). É um pequeno percurso circular, de traçado fácil (existe uma alternativa ainda mais curta), feito no sentido dos ponteiros do relógio e encontra-se bem sinalizado.

Saindo do largo da igreja, pela Rua da Estalagem, vamos em direção à Fonte da Telhada, local onde termina o asfalto e começa o caminho de terra batida e, mais à frente, o caminho de lajes de xisto que desce até ao Tejo, pela Barreira da Barca.

Esta ladeira que desce em direção ao rio, será o único troço que teremos de ter em conta, dado que há que fazer o caminho de regresso, mas este desnível não obriga a grande esforço, muito embora se deva considerar que o piso (xisto) se torna escorregadio quando molhado.

O resto do trilho é interessante tanto pela paisagem como pela fauna (muitas perdizes, espero que os caçadores não estejam a ler, pêgas e patos bravos).

Locais de interesse:

- Túmulo e lagar escavados no xisto;

- Barreira da Barca: antigo caminho de xisto, onde as rodas das carroças gravaram sulcos na rocha, quando faziam o trajeto de e para o ancoradouro desta margem do Tejo, para levar os trabalhadores para as ceifas no Alentejo;

- Os locais de amarração dos barcos, identificados nos afloramentos rochosos onde as marcas das cordas ficaram gravadas;

- As datas das enchentes gravadas no xisto;

- A enorme azinheira centenária (400 anos e 10 metros de altura, segundo informação no local).;

- A beleza da paisagem, em especial nesta época do ano (primavera), dominada pela vegetação mediterrânica.

Outro ponto de interesse é descobrir aquela que está classificada como a maior azinheira de Portugal, com uma copa que se abre num perímetro impressionante e que se calcula que seja multicentenária. Pode avistá-la desviando-se por uma ruela que encontra do lado direito da estrada, em frente à antiga escola primária da aldeia, pouco antes de sair dela.

E já que falamos da escola, podemos ainda referir que hoje está transformada numa unidade de turismo local, surpreendente. Se quiser é melhor começar a pensar onde vai passar a noite, porque o percurso por estrada desta etapa está mesmo a terminar: basta percorrer a N355 até ao fim e quando chegar à N18 desce à esquerda até Vila Velha de Rodão.

IN "ROTAS TEJO - Os Grandes Rios de Portugal | ETAPA 2: MALPICA TEJO - V.VELHA RÓDÃO"

Rotas & Roteiros "Portugal Profundo" By Paula Abreu

.............................................................................................................................................................

Mais fotografias e videos em: www.facebook.com/aldeiasmagicas/

Road Trips "ROTAS SUL" © Paula Abreu 05.2019   

Ano das Fotografias: 2019 - Copyright. Todos os direitos reservados ao autor/fotógrafo: Paula Abreu.

Locais e viagens em Portugal - Conheça o país que lidera a variedade paisagística da União Europeia. Discover Portugal - A world of history, culture, geographic beauty

Fotografia e Videografia da página: www.portugalprofundo.com