::: AGUNCHOS::: "Aldeias de Portugal"

::: Cerva - Ribeira de Pena - Vila Real :::

Agunchos, na freguesia de Cerva, concelho de Ribeira de Pena, é uma aldeia tipicamente rural, dona de uma beleza aristocrata. Na encosta do rio Tâmega, entre as serras do Barroso e do Marão, surge-nos como um elegante aglomerado de casas graníticas bem alinhadas, verdadeiros exemplares de uma arquitetura ancestral, com arcos, pilares e pátios exteriores artisticamente trabalhados e que conferem uma beleza ímpar ao conjunto.

Enquanto passeia, mantenha a cabeça levantada e os olhos bem abertos. Surpreenda-se com a beleza singela dos edifícios bem preservados, das ruas e ruelas, da igreja, das eiras lajeadas, espigueiros e alpendres para a recolha de alfaias agrícolas e forragens. Pare de vez em quando para apreciar o vale do Tâmega e o seu encontro com o rio Laredo.

Uma paisagem deslumbrante, visível a partir de vários pontos da aldeia. Não deixe de conviver com os locais e, porque não, participar nas desfolhadas e outras atividades agrícolas tradicionais. Estas foram recuperadas por iniciativa da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Agunchos, que conta também com um rancho folclórico.

Se a estadia for prolongada, saiba que encontra alojamento na Casa do Cerrado, antiga casa de caseiros, restaurada de acordo com a traça original, e com todas as condições de conforto e modernidade para receber os visitantes.

Ali perto, a Casa do Cabresto e a Casa da Mota, no lugar de Alvite, na mesma freguesia, são também excelentes opções. Nos restaurantes da freguesia, pode e deve degustar a gastronomia típica da região, que inclui arroz de cabidela, rojões, couves com feijão, milhos ricos e enchidos. Como sobremesa, delicie-se com pudim, pão de ló caseiro e mexidos. Como recordação, nada melhor do que uma peça de artesanato em linho ou uma saborosa compota tradicional.