::: CABRAÇÃO ::: "Aldeias de Portugal"

::: PICOTE ::: - Ponte de Lima - Viana do Castelo

Cabração é uma pequena aldeia minhota situada entre a serra de Arga e a serra de Formigoso. Segundo a lenda, era sítio de numerosos rebanhos de cabras que aqui pastavam e que acabaram por dar nome à terra – Cabras são, Senhor!

Dista cerca de 14 quilómetros da sede do concelho e toda, ou parte da freguesia, pertenceu ao Mosteiro de Vitorino de Donas. A exploração de estanho, desde a primeira metade do século XX, e a descoberta de minerais muito raros, só conhecidos nesta região, transformaram Cabração numa aldeia mineira.

Caminhando pelas ruelas da aldeia saltam à vista o xisto e o granito utilizados na maioria dos edifícios. Exemplos disto são as unidades de alojamento turístico existentes na aldeia, que nasceram de casas rústicas recuperadas para este fim.

As riquezas histórica, paisagística e ambiental são um convite à descoberta da aldeia de Cabração. Atente na Igreja Paroquial de Santa Maria da Cabração, pequeno templo recuperado em 1761 que possui um raríssimo retábulo interior, feito em pedra, datado da segunda metade do século XVIII. Suba ao Lugar da Escusa, aprecie a beleza da paisagem e respire fundo!

Entre o Alto do Cavalinho e o lugar de Mãos, o território oferece condições excecionais para praticar desportos radicais (BTT e Downhill), assim como para efetuar percursos pedestres.

Não regresse sem antes provar as delícias gastronómicas típicas: arroz de sarrabulho, rojões à moda do Minho, cozido à portuguesa, cabrito assado, fumeiro, lampreia, enguias, truta, broa de milho, vinho verde e mel. As mantas de farrapos e a tecelagem de linho, artigos artesanais típicos de Cabração, são ótimas recordações para trazer desta aldeia de Portugal.