::: MEZIO ::: "Aldeias de Portugal"

::: MEZIO - Castro Daire - Viseu :::

Situada em pleno coração da serra de Montemuro, a aldeia de Mezio, em Castro Daire, apresenta uma paisagem tipicamente serrana, severa e árida. Destes terrenos agrestes a Ervanária Ervital, uma pequena empresa na área da agricultura biológica, instalada no alto da aldeia, retira o seu sustento.

A Ervital utiliza produtos locais e envolve as pessoas da aldeia na produção e recolha das ervas que fazem os seus chás biológicos. Além de poder fazer uma visita às instalações, campos e estufas, é também possível adquirir produtos. Uma boa maneira de começar uma visita por este local! As ruas de Mezio são apertadas e sinuosas, entre as muitas casas rústicas que a compõem, na sua maioria de granito, que vale a pena apreciar.

Por aqui passa um percurso pedestre longo - Caminho de Santiago - do qual é possível percorrer apenas uma parte, e assim conhecer a parte mais serrana e verde desta localidade. Não deixe de apreciar os diversos moinhos que se encontram na aldeia. No património religioso, visite a Igreja Matriz, a Capela da Senhora das Antas, o Cruzeiro do Senhor do Bom Fim e o Cruzeiro do Senhor dos Aflitos. O artesanato e o prato mais típico de Mezio são os atrativos mais conhecidos da aldeia.

Depois de um passeio, não deixe de provar o afamado arroz de feijão com salpicão, no Restaurante do Mezio. Aqui também pode degustar outros produtos típicos locais como os enchidos e o presunto, o cabrito assado no forno, o arroz doce, o pão padeira, a broa de milho ou a torresmada. No mesmo edifício, aproveite para levar para casa uma recordação desta aldeia típica: aqui funciona a Cooperativa dos Artesãos, onde se podem apreciar e comprar toalhas, colchas, tapetes, cestaria e bonecos de madeira.

No mesmo local, um pequeno museu mostra também as artes tradicionais da região. Uma boa altura para visitar Mezio é no segundo domingo de maio, quando se celebra São Miguel, o padroeiro da aldeia, altura em que poderá também ver em ação o animado Grupo de Cantares, Danças e Arte de Bem Falar do Mezio.