::: LAMAS D'OLO ::: "Aldeias de Portugal"

::: LAMAS D'OLO - Vila Real :::

Uma joia em pleno Parque Natural do Alvão, é assim Lamas d' Olo, uma aldeia do concelho de Vila Real. Logo à chegada, salta à vista o casario em granito em que muitas das casas conservam ainda os telhados de colmo.

A forte imagem rural destas casas antigas é complementada pelos canastros espalhados pela aldeia que merecem uma visita. Além do Parque natural do Alvão, que a rodeia, Lamas d’Olo é cercada por lameiros e campos de cultivo com características muito próprias.

Deixe-se encantar por este exemplo do Portugal rural e observe a prática dos regadios, que permite pastos todo o ano. Ainda hoje, aliás, os animais desempenham um importante papel nesta terra, sendo a pastorícia uma atividade comum. Numa visita a esta aldeia, observe o quotidiano que imita as tradições de outros tempos.

Embrenhe-se na natureza e prepare-se para percorrer um dos vários percursos pedestres aqui identificados e sinalizados. A água é também um elemento indissociável da vida desta pequena povoação: ali perto encontra duas barragens – Cimeira e Fundeira do Alvão - com duas albufeiras a partir das quais se avistam os altos cumes do Alvão e do Marão. O Miradouro de Lamas d' Olo e o Parque de Merendas da Barragem Cimeira são também pontos de passagem obrigatórios! Mais longe, mas a escassos quilómetros, merece visita uma das maiores quedas de água de Portugal: as Fisgas do Ermelo.