::: FREIXO de NUMÃO ::: "Aldeias de Portugal"

::: FREIXO DE NUMÃO ::: - Vila Nova Foz Coa - Guarda

Uma vista de cortar a respiração toma conta de Freixo de Numão, uma aldeia do concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Num planalto, rodeada de montanhas verdes e com o rio Douro ao fundo, este é um local de rara beleza que é um encanto para os sentidos. As vinhas a perder de vista e o casario de granito, rude tal como o chão, são também marcas da aldeia de Freixo de Numão.

O aglomerado de casas muito juntinhas destaca-se no enquadramento verde que rodeia a população. Aqui a aposta é no vinho de qualidade que sai destes terrenos. Está tudo a postos? Então prepare-se para uma visita prolongada a Freixo de Numão.

É que além da arquitetura local, que pode observar nas casas e ruas empedradas, há espaços verdes para descobrir e ainda o Museu da Casa Grande para visitar. Depois de um passeio pela aldeia, em que descobrirá as características rurais mas também diversos edifícios nobres, trace a pé o Percurso Pedestre do Circuito Arqueológico.

As minas de volfrâmio, o sítio arqueológico da Coladreira e o sítio arqueológico do Rumansil estão ali a dois passos e são testemunhos da passagem do tempo por este local. De diversos pontos da aldeia pode também usufruir de miradouros que oferecem uma deslumbrante paisagem, enquanto se vai cruzando com outros edifícios de interesse, como a Fonte da Bica, a Fonte da Carvalha, o Moinho das Regadas, o Pelourinho, a Ponte sobre a Ribeira de Teja, o Castelo Velho, o Núcleo Museológico Casa Moutinho, o Tanque do Sapo, a Casa de Fidalgos, a Casa de Cristão Novo, ou a antiga Casa da Justiça.

Mas em Freixo de Numão não faltam também atividades culturais e de lazer. O Museu da Casa Grande – de Arqueologia e Etnografia, integrado na Rede Portuguesa de Museus e a sua Biblioteca, são locais a não perder.

No âmbito religioso há também um extenso percurso para descobrir: Capela de Nossa Senhora da Conceição, Capela de Santa Bárbara, Santuário da Nossa Senhora da Carvalha, Capela de Santo António e Capela de São Sebastião são locais de romaria habitual.

Anualmente, no primeiro domingo do mês de setembro, celebra-se a festa anual em honra de Nossa Senhora da Carvalha. Já o São Pedro é comemorado a 29 de junho. Com toda a natureza envolvente a abrir o apetite, vai certamente querer provar os deliciosos pratos típicos à base de carne de porco e aves, os afamados enchidos, e os produtos da terra, como a amêndoa, o azeite, e, nesta região, o inevitável vinho fino e de mesa.

Nos doces, o destaque vai para a "lampreia de ovos". Nos trabalhos manuais, a latoaria e a ferraria são os mais tradicionais ofícios da aldeia. Gostou tanto de Freixo de Numão que quer ficar por cá mais uns dias? Não é de surpreender. Instale-se no Bairro do Casal -Turismo de Aldeia.