::: São JOANICO ::: "Aldeias de Portugal"

::: São JOANICO ::: - Vale de Frades - Vimioso - Bragança

A aldeia de São Joanico situa-se nas margens do rio Angueira e pertence à freguesia de Vale de Frades no concelho de Vimioso.

É uma localidade tipicamente transmontana na qual merecem um olhar cuidado a Ponte Românica, ex-líbris da aldeia, e os moinhos comunitários, que noutros tempos moíam o grão para se fazer o pão.

Atente, ainda, na Igreja Paroquial de São Joanico (século XVIII), na Fonte de Mergulho (aqui mergulhava-se os cântaros para os encher de água), nos Cruzeiros e no Tanque das Eiras.

Dê um salto à praia fluvial de São Joanico, o ponto perfeito para fazer um piquenique em família e para se dedicar à pesca ou apenas ao ócio! Perca-se na natureza, caminhe entre giestas e urze e mergulhe nas águas cristalinas das piscinas naturais!

Prove os sabores de São Joanico: a castanha, os cogumelos, o fumeiro e o lagostim. Tal como antigamente, a aldeia continua a subsistir essencialmente da agricultura e da pesca e mantém as tradições de outros tempos: a preservação do burro é uma delas.

A aldeia de São Joanico foi escolhida para ser a porta de entrada do Parque Ibérico de Natureza e Aventura, um projeto que pretende valorizar as tradições, os saberes e os produtos locais das populações de Angueira, São Joanico e Serapicos.