::: CIDADELHE ::: "Aldeias de Portugal"

::: CIDADELHE :::

- Mesão Frio - Vila Real -

A aldeia de Cidadelhe, situada num vale inserido na região do Alto Douro Vinhateiro, faz parte do Património Mundial classificado pela UNESCO.

O vinho é o produto que mais se destaca nesta aldeia de Mesão Frio, embora o local seja também pródigo na produção de azeite e frutas variadas.

Além da sua localização, inserida numa paisagem de rara beleza, entre serras, num passeio prolongado pela aldeia, observe as muitas quintas e casas brasonadas que conferem vida e beleza singular ao local.

No restante património, alongue-se pelo centro da aldeia onde pode ficar a conhecer em detalhe a Igreja Paroquial de Cidadelhe do estilo barroco, do século XVIII.

Mais antigo ainda é o património que resta do tempo em que esta foi uma cidade fortificada, muito antes da fundação da nacionalidade, e que se crê ter sido atacada pelas tropas do general romano Decimus Junios Brutus no ano de 134 A.C., motivo que terá levado à construção do Castro dos Mouros em Cidadelhe, local onde existem vestígios romanos.

Depois do passeio, delicie-se com os sabores tradicionais da gastronomia de Mesão Frio. Aqui a principal especialidade é o cabrito com arroz e batatas, assadas no forno a lenha, mas há também saborosa marrã, feijoada, papas de farinha de milho e “sopa de castanha pica”.

Os peixes também marcam presença à mesa em variações como caldeirada e peixinhos do rio em molho de escabeche. Nos doces, aprecie os biscoitos de Donsumil e as falácias.

Dotado de uma vista soberba sobre as Serras de Cidadelhe, encontra ainda o antigo solar seiscentista da Quinta do Paço de Cidadelhe, edifício emblemático da aldeia, hoje convertido num conceituado hotel da região do Douro.