::: CABROELO ::: "Aldeias de Portugal"

::: CABROELO - Penafiel - Porto :::

Inserida no vale do rio Mau, Cabroelo é uma aldeia rural preservada em torno da qual desponta a paisagem verde da serra da Boneca.

É obrigatório passear a pé nesta suave encosta e apreciar os seus contornos verdes! Suba até à Capela de São Mateus que, do alto, vigia a aldeia pertencente à freguesia da Capela, concelho de Penafiel.

Pode optar por diferentes caminhos que conduzem até às casas e que vale a pena percorrer, em passeio, ou durante a festa que celebra o padroeiro, no mês setembro.

A celebração religiosa herdada do passado é anunciada pelo erguer de um alto mastro decorado com vegetais! No centro do antigo casario aprecie as habitações tradicionais e preste especial atenção à casa Alves, de 1805, um exemplo de arquitetura tradicional com a sua longa fachada virada para o caminho.

A broa é um dos alimentos típicos do local, tanto que lhe ergueram um museu! O Museu da Broa fica na parte baixa do povoado, nas margens do ribeiro da Trunqueira, um local tranquilo, verde e fresco em que vale a pena demorar-se.

Aqui, além de ficar a conhecer as diversas fases de fabrico da broa, aprecie os interessantes moinhos recuperados, distribuídos ao longo do ribeiro. Depois do passeio, descanse no Parque de Lazer de Capela e ganhe fôlego para continuar.

É que esperam por si outras maravilhas naturais, como a fauna e flora que se desenvolvem entre lameiros e prados naturais, onde nasce o ribeiro de Entre Águas, também conhecido como rio Mau. O nome, vem do caráter tempestuoso deste curso de água que galga a serra em tempo de chuva!